Pular para o conteúdo principal

Tiradentes foi mesmo um mártir?

 

Martírio Tiradentes
Martírio De Tiradentes – Aurélio de Figueiredo (1854-1916) (Domínio Público)



Descubra ainda o porquê da imagem do inconfidente mineiro homenageado em 21 de abril ser semelhante às representações de Jesus Cristo

Sim, Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes, foi um mártir! De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra mártir define “pessoa a quem foi infligida tortura e/ou pena de morte pela defesa obstinada da fé cristã”. Além disso, define ainda aquele “que sofreu pena de morte e/ou tortura decorrente de sua opinião ou crença”.

Mas, ao contrário dos mártires mortos por não renunciarem sua fé em Deus, o ilustre confidente mineiro lutava por ideais políticos. Tiradentes desejava a independência de Minas Gerais.

E mesmo não ocupando um altar, ele foi amplamente retratado de forma santificada, assim como Santo Estêvão, São Sebastião e outros mártires católicos. De acordo com historiadores, não existe nenhum retrato fiel de Tiradentes. Na verdade, sua imagem só surgiu anos mais tarde e teve como referência quadros de Jesus Cristo. Ou seja: um homem de barba e cabelos longos.

Imagem de Tiradentes
Tiradentes – André Delpino (1864-1942)
(Domínio Público)

Tiradentes: a criação de um mártir

Registros históricos apontam que a primeira imagem de Tiradentes é de 1889. Na ocasião, coube ao renomado artista André Delpino (1864-1942) pintar aquela que passaria a ser a imagem oficial de Tiradentes. Ele então desenhou uma imagem de perfil do mártir da Inconfidência, ainda usando o “laço da morte” envolto ao seu pescoço.

Mas hoje sabe-se que aquela figura de Tiradentes imortalizada nos livros de história está muito aquém da realidade. Inúmeros historiadores já apontaram que ele não poderia apresentar cabelos e barba compridos pois, por ter servido no exército e ser um alferes, Tiradentes poderia no máximo ostentar um pequeno bigode.

Herói ou mito?

Além disso, para evitar problemas com piolhos, as normas de higiene das cadeias exigiam que os presos raspassem as cabeças e mantivessem a barba feita. Essa provavelmente era a aparência de Tiradentes no momento de seu martírio.

Tais explicações estão num artigo do advogado e professor Diego Bayer, disponível no site Justificando, que concluí em seu texto da seguinte forma:

«Logo, tornar Tiradentes parecido com Jesus, era uma boa maneira de torná-lo conhecido aos olhos da nação, e reforçar sua importância. Concluído esta mitificação da imagem de Tiradentes, os representantes republicanos lhe consagraram uma data comemorativa que de fato veio a se tornar feriado nacional, o dia 21 de abril (transformando quase que em nula a data do “Descobrimento do Brasil”, em 22 de abril). E então, será que Tiradentes foi realmente um herói ou será que foi um mártir criado?»

 

 

fonte: Aleteia /Beatriz Camargo - publicado em 21/04/21

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Wokismo": uma religião universitária?

    Jean Marcel Carvalho França* É popular, e há séculos repetida com orgulho pelos seus membros, a história de que as universidades emergiram na paisagem urbana europeia, entre os séculos XI e XIV, como um espaço de liberdade e mesmo de rebeldia, um espaço em que se podia estudar, refletir e ensinar com uma certa flexibilidade, distante da rigidez e do dogmatismo do ambiente monástico, onde o conhecimento era majoritariamente produzido. O mundo, no entanto, é mudança, e quase nunca para as bandas que esperamos. A mesma instituição que surgiu sobre a égide da crítica e que, depois do iluminismo, se consolidou como o lugar do livre pensar e do combate ao tal obscurantismo, sobretudo o religioso, pariu recentemente, entre o ocaso do século XX e as décadas iniciais do XXI, uma religião tão ou mais dogmática do que aquelas que dizia combater: a religião woke . Para os interessados em conhecer mais detalhadamente a história e os dogmas desse discurso de fé que cobra contrição mas não prome

Pessoas que têm um senso de unicidade são mais felizes

Redação do Diário da Saúde As religiões têm um "ingrediente secreto" que faz pessoas felizes, mas um senso de conexão com a natureza e todos os demais seres vivos parece ter um papel ainda mais importante. [Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay] Unicidade As pessoas que acreditam na unicidade - a ideia de que tudo no mundo está conectado e é interdependente - têm maior satisfação com a vida do que aquelas que não acreditam nessa totalidade imanente, independentemente de pertencerem a uma religião ou não. "O sentimento de estar em harmonia com um princípio divino, a vida, o mundo, outras pessoas ou mesmo atividades, tem sido discutido em várias tradições religiosas, como também em uma ampla variedade de pesquisas científicas de diferentes disciplinas. Os resultados deste estudo revelam um significativo efeito positivo das crenças unicistas sobre a satisfação com a vida, mesmo descontando as [diferenças das] crenças religiosas," disse La