Pular para o conteúdo principal

Eles deram certo na vida


/ Diretor de Recursos Humanos - Arcos Dourados


No meio de tantos prêmios e polêmicas que o filme colecionou na época do lançamento, em 1998, uma cena passou meio despercebida em A Vida É Bela!, do italiano Roberto Begnini: aquela em que o gerente do restaurante do hotel, Eliseo Oferice, corrige a postura do sobrinho Guido (o próprio Roberto Benigni), que tenta iniciar-se na carreira de garçom. Vendo o sentimento inadequado de servilismo do moço, o tio experiente diz: “Servir é a arte suprema. Lembre-se, Deus é o primeiro servidor. Ele serve os homens o tempo todo – mas não é nosso servo”.
Aspectos religiosos à parte, o filme me voltou à lembrança quando li a notícia de que os alunos do último ano do ensino médio de um colégio gaúcho tinham realizado uma festa à fantasia em que se questionavam sobre seus futuros, num tom debochado: “E se tudo der errado?”.
A história causou muita indignação: As vestimentas nas fotos divulgadas nas mídias sociais faziam graça de profissionais de limpeza, zeladoria e atendentes de lanchonete. Tenho certeza de que não houve intenção maldosa, apenas uma iniciativa inocente.
Afinal, mentes jovens são altamente influenciáveis pelo ambiente em que vivem e florescem – um ambiente, por sinal, dominado atualmente por ideias distorcidas, sobre o que seja o sucesso.
Com sua valorização inflacionada da importância de alguns fatores (bens materiais e celebridade, por exemplo), o mundo contemporâneo tem levado os desavisados a investir na busca de algo que ainda não têm – e que, talvez, nem sequer desejaram. Qualquer coisa menor do que isso seria sinal de fracasso, humilhação, servilismo. Eis aí, uma visão míope do que é ser bem-sucedido ou “dar certo na vida”. Pior: é a receita – infalível – para a infelicidade.
“E se tudo der errado?”. Nesta especulação, tão curta, existem no mínimo três falsas premissas.
O primeiro equívoco é presumir que uma pessoa – e tudo aquilo que ela representa – possa se reduzir à sua ocupação profissional ou a uma simples relação empregatícia. Mas a verdade é bem maior do que isso. O trabalho que gera nossa renda e sustento não nos define plenamente: na vida em sociedade, estamos sempre desempenhando diversos papéis. Também somos filhos e maridos, pais e vizinhos, amigos ou colegas de trabalho, parceiros de lazer nos fins de semana. Somos, em suma, cidadãos de uma comunidade, membros de cidade, habitantes de um país – mais até, do planeta. E cada um desses relacionamentos envolve aspirações e expectativas, direitos e deveres.
Já de saída, vale lembrar que nosso primeiro papel é o de filho – e que não estreamos vestidos. Entramos nessa festa literalmente nus, totalmente despidos de rótulos e preconceitos. Aos poucos, vamos vestindo os outros adereços. E pode ser lugar comum, mas é também uma verdade clara e simples: se todos desempenhassem com um mínimo de empenho e eficiência todos os seus papéis, por certo viveríamos num mundo mais justo, equilibrado e feliz.

“Sucesso não tem a ver com o dinheiro que você ganha: tem a ver com a diferença que você faz na vida das pessoas”
MICHELLE OBAMA

Eis aqui o segundo ponto: riqueza e popularidade não definem sucesso – e os exemplos e contraexemplos são abundantes. A mídia não se cansa de mostrar como políticos corruptos, traficantes e contrabandistas conseguem amealhar fortunas – mas nem por isso podemos considerá-los pessoas bem-sucedidas.
Não é uma exclusividade de malfeitores: alguém pode garantir que Michael Jackson e George Michael tenham sido pessoas felizes – apesar de ricos e idolatrados por milhões de fãs em todo o mundo? E agora gire a luneta na direção oposta: Madre Teresa de Calcutá – canonizada em setembro do ano passado pela Igreja Católica – não possuía de seu nada além da roupa do corpo, na hora de morrer. E, ao que parece, morreu feliz.

Um executivo de sucesso teria dito à Madre Teresa de Calcutá: “Irmã, eu não faria isso que a senhora faz nem por todo o dinheiro deste mundo!”. Ao que ela respondeu: “Eu também não, meu filho... Eu também não!”

Mas voltemos ao mercado de trabalho – porque é nele que se encontra o terceiro ponto negativo da brincadeira infeliz dos desavisados jovens da nossa história: a motivação.
Um emprego é o nome genérico que damos ao trabalho remunerado em que aplicamos nossas habilidades e iniciativa com o objetivo de alcançar as metas desejadas por uma determinada empresa. É ali, na prática diária do emprego, que temos a chance de aperfeiçoar essas habilidades pessoais. É nesse ambiente que aprendemos a conviver e trabalhar com outras pessoas, a pensar no bem da equipe, da empresa e da sociedade – e é ali que, por conta de um trabalho bem feito, que aumentamos nossa autoestima, acumulamos satisfação pessoal e realização profissional.
É no desempenho do trabalho que chegamos a concretizar sonhos e atingir objetivos íntimos de vida. Já dá para ver que trabalhar numa organização – qualquer organização – é um fenômeno complexo, que envolve algumas condições individuais e circunstanciais, tais como: saber, querer e poder fazer. E é errado pensar que todos tenham a mesma motivação no trabalho. Isso envolve toda uma série de fatores intrínsecos e extrínsecos: de um lado, gostar de realizar a tarefa; de outro, as recompensas externas, como reconhecimento, salário ou status – sem falar nos chamados aspectos “transcendentais”, relativos ao impacto daquele papel ou posição sobre os demais integrantes do grupo.
“Conhece-te a ti mesmo!”: era a frase inscrita na entrada do Templo de Apolo, na Grécia Antiga – que servia de inspiração a Sócrates, o pai da filosofia. Talvez a falta desta receita antiga – o autoconhecimento – esteja na raiz de tantas frustrações e tantos temores antecipados de que nada dê certo...
O que motiva você? O que faz você feliz? Na resposta ponderada a estas perguntas, está a receita para você encontrar sua vocação – e, mais do que conseguir uma carreira, sentir-se realizado e satisfeito. Isto é dar certo na vida! Mas a resposta errada e apressada pode ser a matriz de frustrações e ressentimentos.
Se você for olhar de perto, é fácil identificar uma pessoa que trabalha por amor ao que faz. Para dar um exemplo simples e objetivo: quando paro num posto de gasolina, quero sair com o tanque cheio, no menor prazo possível. Mas é bastante diferente a experiência de ser atendido por um frentista simpático, que diz “bom dia” com um sorriso nos lábios, sabe o seu nome, limpa o para-brisa, e se despede com um “volte sempre!”. Alguém discorda?
Certamente, todo trabalho merece ser remunerado, na medida em que supre uma necessidade: alguém é beneficiado pelo serviço ou produto solicitado. Nesse sentido, todo trabalho é, por definição, necessário – e digno.
“Procure um emprego que você faria mesmo sem precisar do salário.”
WARREN BUFFET

Milionários, celebridades ou executivos de grandes empresas constituem uma parcela pequena da população. A contrapartida disso é que existem muitas e muitas pessoas com talento para (e que gostam de) ser porteiro, diarista ou atendente de lanchonete – justamente aqueles exemplos citados na brincadeira infeliz da garotada. São trabalhos dignos, necessários, que requerem talento como todos os outros – e por isso devem ser respeitados. E aplaudidos.
Graças ao trabalho de pessoas que servem ao próximo sem aquele sentimento de servilismo ou frustração de que falava o personagem do filme de Benigni, levo uma vida cercada de tranquilidade e segurança. Sou grato e aprecio o trabalho realizado pelos porteiros e seguranças do condomínio onde resido. E também os profissionais de limpeza e jardinagem que mantêm um ambiente agradável, limpo e bonito à minha volta. Gosto de ver as plantas, flores e frutas do jardim do condomínio e de minha casa. Quem não gosta disso? Em especial, sinto-me feliz de ver o carinho que minha diarista dedica ao meu lar e à minha família. Servir é uma arte. E cada um de nós, em seu trabalho, está sempre servindo aos outros.
Por isso, através da Fátima (minha diarista), Agnaldo (segurança do condomínio onde resido) e Wilson (gerente da minha lanchonete favorita), quero aqui expressar meu respeito e agradecimento a todos os profissionais que trabalham duro – e dizer a cada um deles o que eles já sabem e demonstram: eles deram certo na vida.






fonte:
Eles deram certo na vida | Marcelo Nobrega | Pulse | LinkedIn

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Wokismo": uma religião universitária?

    Jean Marcel Carvalho França* É popular, e há séculos repetida com orgulho pelos seus membros, a história de que as universidades emergiram na paisagem urbana europeia, entre os séculos XI e XIV, como um espaço de liberdade e mesmo de rebeldia, um espaço em que se podia estudar, refletir e ensinar com uma certa flexibilidade, distante da rigidez e do dogmatismo do ambiente monástico, onde o conhecimento era majoritariamente produzido. O mundo, no entanto, é mudança, e quase nunca para as bandas que esperamos. A mesma instituição que surgiu sobre a égide da crítica e que, depois do iluminismo, se consolidou como o lugar do livre pensar e do combate ao tal obscurantismo, sobretudo o religioso, pariu recentemente, entre o ocaso do século XX e as décadas iniciais do XXI, uma religião tão ou mais dogmática do que aquelas que dizia combater: a religião woke . Para os interessados em conhecer mais detalhadamente a história e os dogmas desse discurso de fé que cobra contrição mas não prome

Tiradentes foi mesmo um mártir?

  Martírio De Tiradentes – Aurélio de Figueiredo (1854-1916) (Domínio Público) Descubra ainda o porquê da imagem do inconfidente mineiro homenageado em 21 de abril ser semelhante às representações de Jesus Cristo Sim, Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes, foi um mártir! De acordo com o dicionário Michaelis , a palavra mártir define “pessoa a quem foi infligida tortura e/ou pena de morte pela defesa obstinada da fé cristã”. Além disso, define ainda aquele “que sofreu pena de morte e/ou tortura decorrente de sua opinião ou crença”. Mas, ao contrário dos mártires mortos por não renunciarem sua fé em Deus, o ilustre confidente mineiro lutava por ideais políticos. Tiradentes desejava a independência de Minas Gerais. E mesmo não ocupando um altar, ele foi amplamente retratado de forma santificada, assim como Santo Estêvão, São Sebastião e outros mártires católicos. De acordo com historiadores, não existe nenhum retrato fiel de Tiradentes. Na verda

Pessoas que têm um senso de unicidade são mais felizes

Redação do Diário da Saúde As religiões têm um "ingrediente secreto" que faz pessoas felizes, mas um senso de conexão com a natureza e todos os demais seres vivos parece ter um papel ainda mais importante. [Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay] Unicidade As pessoas que acreditam na unicidade - a ideia de que tudo no mundo está conectado e é interdependente - têm maior satisfação com a vida do que aquelas que não acreditam nessa totalidade imanente, independentemente de pertencerem a uma religião ou não. "O sentimento de estar em harmonia com um princípio divino, a vida, o mundo, outras pessoas ou mesmo atividades, tem sido discutido em várias tradições religiosas, como também em uma ampla variedade de pesquisas científicas de diferentes disciplinas. Os resultados deste estudo revelam um significativo efeito positivo das crenças unicistas sobre a satisfação com a vida, mesmo descontando as [diferenças das] crenças religiosas," disse La