Pular para o conteúdo principal

Esta é a visão de Bento XVI sobre o que deveria ser uma universidade



Imagem referencial / Foto: Flickr Universidade de Navarra (CC-BY-ND-2.0)
Roma, 30 Mai. 16 / 06:00 pm (ACI).-

Na exposição organizada pela Fundação Vaticana Joseph RatzingerBento XVI, “Universidade sem humanismo? O impulso de Joseph Ratzinger, Bento XVI”, o professor Lorenzo Ornaghi, politólogo italiano e ex-ministro de bens e atividade cultural, explicou a visão do Papa Emérito sobre a universidade como “um lugar de produção, de investigação científica e de autêntica cultura”.
Ornaghi assinalou que para o Papa Emérito, “as universidades não só têm o poder para ajudar a deter o declive da cultura e do pensamento ocidental, como também se encontram no momento histórico propício para fazê-lo”.

Bento XVI considera que “o futuro da Europa depende” da cultura porque esta “não é só uma rede de ideias, mas sim produz acontecimentos, orienta comportamentos e contribui na criação de atitudes individuais e coletivas”.

“A crescente debilidade cultural da Europa é uma das causas que contribuem para sua decadência política objetiva e crescentes dificuldades econômicas. A tarefa da universidade é para combater e na medida do possível reverter o processo de deterioração do qual a Europa é a vítima ou o autor mais ou menos inconsciente”, manifestou o ex-ministro.

O também ex-reitor da Universidade Católica do Sagrado Coração assinalou que a preocupação principal de Bento XVI sobre a investigação científica é que “a razão, a ratio (a mais importante garantia da unidade de desenvolvimento do pensamento ocidental), é encerrada em uma ciência, ou mais frequentemente em uma pseudociência, que se ocupa só do que é quantitativo, mensurável e que se avalia em função de sua utilidade social”.

Ornaghi indicou que, segundo o Papa Emérito, se “queremos deter a deterioração do pensamento e da cultura ocidental é necessário ampliar a razão para que abranja toda a realidade e não somente um fragmento”. Quando isto acontece, “a razão se encontra com a fé, que constitui a melhor garantia da unidade do saber e que é a premissa indispensável do humanismo”.

Acrescentou que se o humanismo desaparece das investigações científicas, estas se empobrecem e se reduzem ao que a sociedade considere como útil. Portanto, “o humanismo – que está baseado na antropologia cristã – deve saber responder aos desafios do tempo moderno”.
“Se a cultura da Europa perde suas raízes humanistas, se tornará incapaz de interpretar as tendências básicas das mudanças e não poderá orientá-las. Também fará que os povos protagonistas da história e as pessoas relevantes do desenvolvimento histórico se convertam em objetos ou atores completamente irrelevantes”, explicou o politólogo italiano.

Por isso – prosseguiu –, Bento XVI indica que o grande desafio da universidade é “assegurar-se de que o humanismo também responda aos desafios da investigação científica, em todos os campos”.
Por outro lado, Ornaghi expôs as duas propostas do Papa Emérito para as universidades: a razão e as minorias criativas.

A primeira porque “impede que a precária paz entre os valores que acreditam ser todos iguais entre si e que são contraditórios dentro da sociedade”.

A segunda proposta de Bento XVI para a universidade é formar pequenos grupos criativos humanistas que tenham a capacidade de orientar as mudanças na universidade porque quando, “a sociedade se bloqueia, a arte criativa sobrevive e toma nova forma”.

fonte: Esta é a visão de Bento XVI sobre o que deveria ser uma universidade

Comentários

  1. URGENTE!!!
    Necessito de empoderamento urgentemente para execução da pioneiríssima, imprescindível, disruptiva "CONGLOBALIZAÇÃO (Geoestratégica) MUNDIAL"
    https://www.linkedin.com/pulse/conglobaliza%C3%A7%C3%A3o-mundial-psgenio-soares-1/?published=t&trk=v-feed
    21 990805484

    ResponderExcluir
  2. URGENTE!!!
    Necessito de empoderamento urgentemente!!!
    +55 021 990805484
    https://www.youtube.com/watch?v=nO1CfLdMZpI&t=3s

    6:27

    DESAFIO DO MILENIO (UNIVERSIDADES/TERCEIRO SETOR/EMPRESARIOS/SOC. CIVIL...MUNDIAL)

    Allan Felipe

    2,2 mil visualizações
    10 anos atrás
    Cientista Polímata Paulo Soares, autor da "CONGLOBALIZACAO SUSTENTAVEL HUMANITARIA MUNDIAL" consolida e oferece ...


    https://www.youtube.com/watch?v=mcOnMAD5qYo&t=58s

    9:46

    DESAFIO DO MILENIO (SGI/ONU/LIDERES...MUNDIAL)

    Allan Felipe

    3 mil visualizações
    10 anos atrás
    Cientista Polímata Paulo Soares, consolida e oferece solução politecnocientifico para erradicação da crise socioeconomico ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"Wokismo": uma religião universitária?

    Jean Marcel Carvalho França* É popular, e há séculos repetida com orgulho pelos seus membros, a história de que as universidades emergiram na paisagem urbana europeia, entre os séculos XI e XIV, como um espaço de liberdade e mesmo de rebeldia, um espaço em que se podia estudar, refletir e ensinar com uma certa flexibilidade, distante da rigidez e do dogmatismo do ambiente monástico, onde o conhecimento era majoritariamente produzido. O mundo, no entanto, é mudança, e quase nunca para as bandas que esperamos. A mesma instituição que surgiu sobre a égide da crítica e que, depois do iluminismo, se consolidou como o lugar do livre pensar e do combate ao tal obscurantismo, sobretudo o religioso, pariu recentemente, entre o ocaso do século XX e as décadas iniciais do XXI, uma religião tão ou mais dogmática do que aquelas que dizia combater: a religião woke . Para os interessados em conhecer mais detalhadamente a história e os dogmas desse discurso de fé que cobra contrição mas ...

Missa na UFRJ

MÍDIA, IGREJA E PANDÊMIA

      Paul A. Soukup A ecologia da mídia, um campo particular dos estudos da comunicação, aborda seu objeto como um ecossistema. Para usar a metáfora de um ecossistema natural, esse tipo de estudo imagina a comunicação como um ambiente no qual muitos elementos diferentes interagem. Não contém apenas diferentes meios de comunicação, nomeadamente telefone, rádio, televisão, redes sociais , mídia impressa e assim por diante, mas também pessoas, ideias, culturas, eventos históricos, etc. Como acontece em qualquer ecossistema, qualquer parte, mudando, afeta todas as outras. Mantendo a imagem de um ecossistema natural, por exemplo um lago em uma floresta, a introdução de uma nova espécie de sapo afetará os insetos que vivem perto do lago, as ervas e flores da área, os pássaros, os p...