pelo pedagogo romeno Reuven Feuerstein. (uma dica de Olavo de Carvalho)
pedagogo romeno Reuven Feuerstein. |
Vou tentar traduzir, se alguém quiser corrigir sinta-se a vontade.
As deficiências resultantes da falta de aprendizagem mediada são antes periféricas do que centrais, e refletem atitude e motivação deficientes, falta de habitos de trabalho e esquemas de aprendizagem ao invés de incapacidades estruturais e de elaboração. Evidências da reversibilidade do fenômeno tem sido encontrado em trabalhos clínicos e experimentais - especialmente através da avaliação dinâmica - (Dispositivo de Avaliação do Potencial de aprendizagem - "Learning Potential Assessment Device" - LPAD). O LPAD também nos capacitou a estabelecer um inventório de funções cognitivas subdesenvolvidas, pobremente desenvolvidas, ou debilitadas. Estas nós categorizamos como níveis de Input, Elaboração e Output.
Funções cognitivas debilitadas afetando o nível de Input incluem debilidades quantitativas e qualitativas dos dados recolhidos pelo indivíduo, quando confrontado por um problema, objeto ou experiência. Incluem:
- Percepção confusa.
- Comportamento investigativo não-sistemático, impulsivo e equivocado.
- Falta de, ou debilidade, de ferramentas verbais capazes de discriminar (ex. objetos, eventos, relações, etc. não possuem nomes apropriados).
- Falta de, ou debilidade, de orientação espacial; a falta de sistemas estáveis de referencia debilitam o estabelecimento de uma organização topológica e Euclidiana do espaço.
- Falta de, ou debilidade, de conceitos de tempo.
- Falta de, ou debilidade, de conservação de constantes (tamanho, forma, quantidade, orientação) através da variação dos fatores.
- Falta de, ou deficiência, de precisão e acuidade dos dados recolhidos.
- Falta de capacidade de considerar duas ou mais fontes de informação (ou hipóteses) de uma vez; isto reflete que os dados são tratados de forma isolada, ao invés de fatos organizados em um todo.
A severidade da debilidade no nível de Input também pode afetar o funcionamento dos níveis de Elaboração e Output, mas não necessariamente.
Funções cognitivas debilitadas afetando o nível de Elaboração incluem aqueles fatores que impedem uma avalição eficiente da informação e das dicas ou sugestões.
Pensar normalmente se refere a elaborar sugestões. Estas sugestões podem ser originais, criativas, e ainda que corretamente elaboradas podem gerar respostas erradas, porque foram baseadas em informações inadequadas e inapropriadas no nível de Input.
- Percepção inadequada ao definir um problema existente.
- Incapacidade de selecionar aspectos relevantes e não relevantes não definição de um problema.
- Falta de um comportamento comparativo espontâneo, ou limitação na sua aplicação.
- Campo psíquico tacanho, mediocre.
- Compreensão parcial da realidade.
- Falta de, ou debilidade, na necessidade de perseguir evidências lógicas.
- Falta de, ou debilidade, de interiorização.
- Falta de, ou debilidade, no pensamento hipotético-inferitivo, pensamento "E se...?".
- Falta de, ou debilidade, nas estratégias de testar hipóteses.
- Falta de, ou debilidade, na habilidade de estruturar um comportamento adequado para solucionar um problema.
- Falta de, ou debilidade, no planejamento.
- Não-elaboração de certas categorias cognitivas porque os conceitos verbais necessários não fazem parte do indivíduo, ou não são mobilizados em um nível expressivo.
Pensar normalmente se refere a elaborar sugestões. Estas sugestões podem ser originais, criativas, e ainda que corretamente elaboradas podem gerar respostas erradas, porque foram baseadas em informações inadequadas e inapropriadas no nível de Input.
Funções cognitivas debilitadas afetando o nível de Output incluem
aqueles fatores que levam a uma inadequada comunicação das soluções
encontradas. Note que informações corretamente percebidas e elaborações
apropriadas podem ser expressadas incorretamente.
Deve-se
notar que, mesmo dados e elaborações corretas podem ter sua solução
expressa incorretamente, se existirem dificuldades nesse nível.
- modalidades egocêntricas de comunicação.
- Dificuldades na projeção de relações virtuais.
- Bloqueios.
- Tentativas inadequadas de responder.
- Falta de, ou debilidade, de ferramentas para comunicar adequadamente as respostas elaboradas.
- Falta de, ou debilidade, na necessidade de precisão e acuidade na comunicação das respostas.
- Deficiência na transposição visual.
- Comportamento impulsivo.
Os
três distintos níveis foram concebidos de forma a trazer alguma ordem à
matriz de funções cognitivas deficientes em situações de carência
cultural. No entanto, há a interação que ocorre entre os níveis, que é
de importância vital para compreender a extensão e a penetração da
disfunção cognitiva.
fonte: http://educacaodialogica.blogspot.com.br/2013/07/as-28-deficiencias-da-inteligencia.html
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