Pular para o conteúdo principal

O argumento mais simples e mais direto da existência de Deus


M82: Great Observatories Present Rainbow of a Galaxy 

William Lane Craig é um dos mais destacados apologistas cristãos da atualidade, especialmente em questões sobre a existência de Deus, a Ressurreição de Jesus, e da moralidade objetiva. O filósofo cristão viaja pelo país dando workshops e palestras, mas é mais conhecido por seus debates públicos com conhecidos ateus e céticos (você pode assistir a muitos deles online através de seu excelente site Reasonable Faith)

Durante esses debates, Craig tem um tempo muito curto para fazer uma exposição clara e convincente para Deus. Um de seus argumentos favoritos, no qual ele escreveu sua tese de doutorado, é o argumento cosmológico Kalam. Os cristãos têm muitos argumentos para Deus, Mas o Kalam se tornou cada vez mais popular porque é simples, fácil de lembrar, e a física moderna afirma uma de suas premissas fundamentais (nota: o argumento não depende da ciência, mas a ciência mais recente fortemente lhe confirma.)

O argumento Kalam é bastante simples:

1. Tudo que começa a existir tem uma causa para a sua existência.
2. O universo passou a existir.
3.  Portanto, o universo tem uma causa para a sua existência, fora de si mesmo.

Ontem, Craig lançou um vídeo curto de cinco minutos cobrindo o argumento básico. Vê-lo algumas vezes, lembre-o de dentro e fora de, e você estará preparado próxima vez que alguém lhe diz: “Não há nenhuma evidência de Deus!”

(Se você não puder ver o vídeo acima, clique aqui.)

Se você gostaria de ir mais fundo neste e em outros argumento, sugiro ver estes vídeos sobre os livros Em Guarda e Apologética Contemporânea  e os livros aqui e aqui, do Dr. William Craig, para uma perspectiva mais acadêmica. Procure pelo desafiador livro Novas provas da existência de Deus: contribuições da física e filosofia contemporânea, do pe. Robert Spitzer Finalmente, explore os artigos e discussões em StrangeNotions.com onde cobrimos argumentos como este quase todos os dias. O dr. Edward Feser contribuiu recentemente em uma postagem especialmente interessante intitulada Então você acha que entende o argumento cosmológico?, o qual vamos em breve disponibilizar em português aqui no site.

Fonte: http://brandonvogt.com/kalam-argument/
Tradução: Emerson de Oliveira

Leia mais: http://logosapologetica.com/o-argumento-mais-simples-e-mais-direto-da-existencia-de-deus/#ixzz2av384aWW

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Wokismo": uma religião universitária?

    Jean Marcel Carvalho França* É popular, e há séculos repetida com orgulho pelos seus membros, a história de que as universidades emergiram na paisagem urbana europeia, entre os séculos XI e XIV, como um espaço de liberdade e mesmo de rebeldia, um espaço em que se podia estudar, refletir e ensinar com uma certa flexibilidade, distante da rigidez e do dogmatismo do ambiente monástico, onde o conhecimento era majoritariamente produzido. O mundo, no entanto, é mudança, e quase nunca para as bandas que esperamos. A mesma instituição que surgiu sobre a égide da crítica e que, depois do iluminismo, se consolidou como o lugar do livre pensar e do combate ao tal obscurantismo, sobretudo o religioso, pariu recentemente, entre o ocaso do século XX e as décadas iniciais do XXI, uma religião tão ou mais dogmática do que aquelas que dizia combater: a religião woke . Para os interessados em conhecer mais detalhadamente a história e os dogmas desse discurso de fé que cobra contrição mas não prome

Pessoas que têm um senso de unicidade são mais felizes

Redação do Diário da Saúde As religiões têm um "ingrediente secreto" que faz pessoas felizes, mas um senso de conexão com a natureza e todos os demais seres vivos parece ter um papel ainda mais importante. [Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay] Unicidade As pessoas que acreditam na unicidade - a ideia de que tudo no mundo está conectado e é interdependente - têm maior satisfação com a vida do que aquelas que não acreditam nessa totalidade imanente, independentemente de pertencerem a uma religião ou não. "O sentimento de estar em harmonia com um princípio divino, a vida, o mundo, outras pessoas ou mesmo atividades, tem sido discutido em várias tradições religiosas, como também em uma ampla variedade de pesquisas científicas de diferentes disciplinas. Os resultados deste estudo revelam um significativo efeito positivo das crenças unicistas sobre a satisfação com a vida, mesmo descontando as [diferenças das] crenças religiosas," disse La

Missa na UFRJ