Pular para o conteúdo principal

Princesa D. Maria contando a História da Independência



A Princesa Dona Maria Teresa de Orleans e Bragança participou do Projeto Alecrim, que busca preservar a cultura e as tradições do Brasil entre brasileiros que vivem no exterior. O Projeto é focado nas crianças, com apresentações lúdicas e pedagógicas.

Sua Alteza Real contou sobre seu tetravô, o Imperador Dom Pedro I do Brasil, na sede do Projeto Alecrim em Bruxelas, capital da Bélgica.

"Eu vim aqui para contar para vocês a história do meu tataravô, o Dom Pedro I. Ele é o pai, do pai, da minha bisavó. A princesa Isabel. Ele nasceu quase 200 anos atrás.

O nome completo dele era: Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. 16 nomes! Mas Pedro era suficiente! Esta é uma tradição de família, é o nome pessoal, mais o nome dos padrinhos e madrinhas, seguido o nome dos arcanjos protetores da criança. Eu mesma tenho 9 nomes!



Princesa Dona Maria Teresa
Ele era o filho do rei de Portugal que se chamava D. João VI e a mãe dele era a Dona Carlota Joaquina. Quando ele tinha 9 anos, ele e a família real tiveram que sair de Portugal devido a invasão de Napoleão à Portugal.

Nesta época só tinha navios, barcos, cavalos e carruagens. Como ele tinha que atravessar todo o oceano Atlântico, eles foram em enormes navios para o Brasil. A viagem de navio até o Brasil durou vários meses. Foi super difícil e desconfortável. Imagine você ficar o tempo inteiro num navio cheio de gente, com muitas pessoas com enjoo por causa das ondas... Foi nesta viagem que cresceu o fascínio de Pedro pelos navios. A construção de navios foi uma atividade que ele se dedicou muitas horas quando adulto.

O Pedro era um menino que teve uma educação muito religiosa, rezava, ia a missa, e lia muito, e tudo em latim. Ele gostava muito de praticar esportes, como a equitação, e tinha especial prazer pela música, sendo o compositor do então Hino Nacional de Portugal até 1920 e do atual Hino à Independência do Brasil. Quando ele chegou ao Brasil, ele ficou maravilhado. Tinha tanta coisa legal no Brasil. O Brasil é um país mais quente; dava para brincar o “ano inteiro” no jardim, tinha muitas árvores, muitas frutas... E quando a família real chegou ao Brasil, ainda não tinha nenhum palácio todo chique e cheio das coisas, com todo o rigor como Pedro tinha em Portugal. Por isso eles ficaram morando provisoriamente numa das casas grandes e bonitas que já existia no Brasil. Que era ótima para as pessoas ricas que moravam nesta época, mas não muito apropriada para os reis segundo as tradições de Portugal. Para Pedro, agora, era muito fácil sair da casa e “passear” um pouco pelas ruas, o que normalmente não acontecia aos filhos dos reis na Europa. Os filhos dos reis nesta época, ou seja, os pequenos príncipes, eram superprotegidos dentro dos castelos. Mas vivendo no Brasil, e não tendo que morar num palácio, o Pedro tinha muito contato com a natureza e o povo brasileiro.

Quando ele completou 18 anos ele casou com a filha do imperador da Áustria, a Dona Leopoldina. Antes de casar, eles só se conheciam por pinturas!!!

Quando o pai do Pedro teve que voltar para Portugal, ele assumiu a regência do Brasil. Ou seja, ele ficou o responsável pelo Brasil em lugar do pai: o Pedro era então o “príncipe regente”. Pedro gostava tanto do Brasil que ficou feliz em poder ficar no Brasil mesmo que os seus pais fossem embora. Como o Pedro, agora conhecido como D. Pedro I, não precisava mais pedir a permissão do pai para tudo, ele mesmo podia decidir algumas coisas sozinho, ele começou a “melhorar” algumas coisas no Brasil. E cada vez ele ia fazendo mais, mais e mais e cada vez menos ia perguntando para o pai. Um ano depois, o pai dele escreveu uma carta que o Pedro deveria voltar para Portugal porque o Pedro não podia continuar fazendo todas as coisas que ele queria fazer, sem nunca consultar ao pai. Mas o Pedro não quis ir embora. Ele queria ficar no Brasil, ele adorava o Brasil e o povo brasileiro gostava muito dele também, porque o D. Pedro I estava melhorando muito o Brasil. No dia que ele recebeu a carta do pai, D. Pedro I disse na frente de todo mundo e bem alto:

'Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico'.


Este é o famoso dia do fico, em janeiro de 1822. E ele ficou no Brasil e não voltou para Portugal.

O pai dele, D. João VI, quando soube que o filho estava desobedecendo, ficou furioso, mas muito furioso. E mandou uma carta com um monte de 'castigos' para o filho e para o povo brasileiro (que tinha influenciado o filho).

D. Pedro estava viajando a cavalo ao lado do rio Ipiranga, quando chegou o mensageiro para entregar a carta do pai, o rei de Portugal. Vocês nem imaginam como o Pedro ficou 'bufando' de raiva ao ler a carta. E ele pensou: 'eu não vou obedecer, eu e o meu povo brasileiro não vamos nos sujeitar a isso, nós já somos fortes e não precisamos mais de Portugal'. Então, ele pegou a espada dele, ameaçou assim para o céu, e gritou bem alto:

'Independência ou morte!'.


E desde esse dia, o Brasil não mais dependeu de Portugal, é um pais independente. E a gente diz que neste dia, Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil."

A Princesa Dona Maria Teresa do Brasil nasceu em Jundiaí do Sul, Paraná, no dia 14 de julho de 1959, é a décima primeira filha do Príncipe Dom Pedro Henrique (1909-1981), Chefe da Casa Imperial, e da Princesa Dona Maria Elizabeth (nascida Princesa da Baviera; 1914-2011). Sua Alteza Real tem uma irmã gêmea, a Princesa Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança.

Formada em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Princesa renunciou a seus direitos Dinásticos em 30 de outubro de 1995. Em 4 de novembro do mesmo ano, ela se casou, no Rio de Janeiro, com Johannes Hessel de Jong (nascido em 1954), membro da Nobreza Neerlandesa. O casal teve dois filhos: Johannes Pedro e Maria Pia de Jong (nascidos em 1997 e 2000, respectivamente).

Sua Alteza Real reside em Bruxelas, com o marido e os filhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Wokismo": uma religião universitária?

    Jean Marcel Carvalho França* É popular, e há séculos repetida com orgulho pelos seus membros, a história de que as universidades emergiram na paisagem urbana europeia, entre os séculos XI e XIV, como um espaço de liberdade e mesmo de rebeldia, um espaço em que se podia estudar, refletir e ensinar com uma certa flexibilidade, distante da rigidez e do dogmatismo do ambiente monástico, onde o conhecimento era majoritariamente produzido. O mundo, no entanto, é mudança, e quase nunca para as bandas que esperamos. A mesma instituição que surgiu sobre a égide da crítica e que, depois do iluminismo, se consolidou como o lugar do livre pensar e do combate ao tal obscurantismo, sobretudo o religioso, pariu recentemente, entre o ocaso do século XX e as décadas iniciais do XXI, uma religião tão ou mais dogmática do que aquelas que dizia combater: a religião woke . Para os interessados em conhecer mais detalhadamente a história e os dogmas desse discurso de fé que cobra contrição mas não prome

Tiradentes foi mesmo um mártir?

  Martírio De Tiradentes – Aurélio de Figueiredo (1854-1916) (Domínio Público) Descubra ainda o porquê da imagem do inconfidente mineiro homenageado em 21 de abril ser semelhante às representações de Jesus Cristo Sim, Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes, foi um mártir! De acordo com o dicionário Michaelis , a palavra mártir define “pessoa a quem foi infligida tortura e/ou pena de morte pela defesa obstinada da fé cristã”. Além disso, define ainda aquele “que sofreu pena de morte e/ou tortura decorrente de sua opinião ou crença”. Mas, ao contrário dos mártires mortos por não renunciarem sua fé em Deus, o ilustre confidente mineiro lutava por ideais políticos. Tiradentes desejava a independência de Minas Gerais. E mesmo não ocupando um altar, ele foi amplamente retratado de forma santificada, assim como Santo Estêvão, São Sebastião e outros mártires católicos. De acordo com historiadores, não existe nenhum retrato fiel de Tiradentes. Na verda

Pessoas que têm um senso de unicidade são mais felizes

Redação do Diário da Saúde As religiões têm um "ingrediente secreto" que faz pessoas felizes, mas um senso de conexão com a natureza e todos os demais seres vivos parece ter um papel ainda mais importante. [Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay] Unicidade As pessoas que acreditam na unicidade - a ideia de que tudo no mundo está conectado e é interdependente - têm maior satisfação com a vida do que aquelas que não acreditam nessa totalidade imanente, independentemente de pertencerem a uma religião ou não. "O sentimento de estar em harmonia com um princípio divino, a vida, o mundo, outras pessoas ou mesmo atividades, tem sido discutido em várias tradições religiosas, como também em uma ampla variedade de pesquisas científicas de diferentes disciplinas. Os resultados deste estudo revelam um significativo efeito positivo das crenças unicistas sobre a satisfação com a vida, mesmo descontando as [diferenças das] crenças religiosas," disse La