Pular para o conteúdo principal

A degradação do papel do mestre

Cesar Alberto Ranquetat Júnior*
AAAAA


A situação do sistema educacional brasileiro é no mínimo preocupante. Os dados estatísticos, as reportagens em jornais e na televisão, as inúmeras pesquisas e os testes internacionais nas mais diversas áreas do conhecimento demonstram explicitamente a decadência intelectual e cultural que devasta a sociedade brasileira. Diante deste quadro assombroso precisamos, antes de tudo, sondar as “raízes do mal” e tomarmos outros rumos, pois como frisava o crítico literário Otto Maria Carpeaux, o destino intelectual das nações depende fundamente da qualidade das universidades. Seguem algumas experiências pessoais, pistas, reflexões e proposições que podem contribuir para este debate.
Lembro-me, quando cursava a faculdade de Direito, de minha atitude respeitosa e de sincera admiração pelos (poucos) professores dedicados ao seu ofício de educar. Impressionava-me com aqueles que desfilavam em suas aulas erudição e vasta cultura científica e humanística, bem como paciência e sensibilidade no trato com o aluno. Eram eles a perfeita expressão do verdadeiro mestre, do homem dotado de lucidez intelectual, do sábio de outrora. Tratavam-se de figuras modelares que ainda servem para mim como uma luz inspiradora e orientadora em meio ao caos, à mediocridade e à estupidez característicos do nosso tempo.

O professor, o mestre, o educador, era visto em épocas passadas como uma espécie de sacerdote; seu papel e sua atividade revestiam-se de um caráter sacramental, sua função era de ordem espiritual. Conforme demonstra o historiador das ciências Georges Gusdorf, a função do professor na modernidade guarda semelhanças com o papel do xamã, do mago, do curandeiro nas culturas primitivas. Eram estes os depositários das tradições sagradas, os mestres dos rituais de iniciação. Era papel deles assegurar a continuidade da vida social pela transmissão dos saberes e “segredos” que lhe servem de base. Desse modo, o mestre, o verdadeiro professor, é aquele que inicia o neófito na vida adulta, no longo e tortuoso caminho da construção da personalidade. Ele é como um “artesão” que forja a si mesmo, edifica sua própria individualidade para que então, num segundo momento, possa dedicar-se inteiramente na árdua tarefa de transmitir “as armas e ferramentas” para que os alunos, “discípulos”, conheçam a si próprios e assim se tornem senhores de seu universo interior.

A relação entre o mestre e seus aprendizes é marcada pela necessidade da criação de liames, laços afetivos e cognitivos. É uma relação de mútua dependência que se funda no confronto e no diálogo face a face, num contato duradouro e íntimo. O verdadeiro professor é aquele que conduz seus discípulos na direção da conquista de suas próprias vocações, acendendo na alma dos alunos a chama imorredoura da busca pela sabedoria. Esta dimensão iniciática da função docente é ressaltada por Gusdorf: “A palavra do mestre é uma palavra mágica: um espírito desperta ao apelo de outro espírito; pela graça do encontro uma vida foi mudada. Não que essa vida deva daqui para frente devotar-se a imitar a alta existência que, num dado momento, cruzou e iluminou a sua. Uma vida mudou, não à imagem da outra vida que a visitou, mas à sua própria e singular semelhança. Jazia na ignorância e passou a conhecer-se e pertencer-se, a depender unicamente de si mesma, a sentir-se responsável por sua própria realização”. Quão distantes estamos deste ideal de maestria, de algum modo a função docente perde seu halo de sacralidade e, por conseqüência, a autoridade professoral definha.

É bastante preocupante e entristecedor ver como, atualmente, muitos alunos portam-se no ambiente acadêmico. Diante de professores preocupados com o conhecimento e a sabedoria, perfilam-se atitudes quase sub-humanas, caracterizadas pela total passividade, indiferença e até mesmo desrespeito. Atitudes que sinalizam para o predomínio de um tipo humano pueril, infantilizado e imaturo. A mudança ocorrerá apenas quando o aluno tomar a dura decisão de comprometer-se realmente, de corpo e alma, com o desenvolvimento intelectual, deixando de lado esta atitude egoísta e letárgica.

O professor, por sua vez, encontra-se sufocado por uma miríade de atividades burocráticas e administrativas, acossado pela lógica produtivista da “fabricação em massa” de papers, e por uma obsessão especializante que o conduz a um estado de “miopia intelectual”. Como aprimorar seus conhecimentos, expandir seu universo de consciência e adquirir alta cultura se praticamente hoje o professor não mais dispõe de tempo para o ócio? Importa ressaltar aqui o sentido original e etimológico da palavra ócio, para evitar mal entendidos. Esta expressão deriva do latim otium que significava para os antigos romanos o tempo dedicado à atividade intelectual, à vida interior, à ocupação com as artes, à ciência, à filosofia e ao lazer em geral. O ócio opunha-se ao negócio, do latim nec-otium, que relacionava-se às atividades de subsistência, ao trabalho. A expressão escola, por seu turno, deriva do termo grego scholé, que significava justamente o ócio em sua acepção original. A escola, bem como o ambiente acadêmico e universitário, era visto pelos “antigos” como o espaço onde os indivíduos deixavam de lado suas ocupações rotineiras e triviais para ocuparem-se com a reflexão, o estudo e a busca da verdade. Conforme explica o cientista político e educador inglês Michael Oakeshott, a idéia da escola e da universidade é de um lugar à parte, onde os herdeiros de uma cultura tomam contato com a sua herança moral e intelectual. É neste ambiente único onde por meio do estudo são criados e cultivados os hábitos da atenção, concentração, exatidão, coragem, paciência e reconhecimento da excelência, quer no pensamento, quer na conduta.

Agora, a pergunta que faço é a seguinte: como desenvolver virtudes éticas e intelectuais e fazer do ambiente escolar e universitário um local devotado ao conhecimento e à reflexão em salas abarrotadas de alunos? Estudo e atenção exigem silêncio, calma e serenidade, e não a agitação e o barulho perturbador que se costuma verificar em salas de aula com um número excessivo de alunos.

Diante deste quadro declina e cada vez mais se torna escassa a figura modelar e paradigmática do verdadeiro mestre. Este perturbante problema de nossa época já foi perfeitamente apontado há algumas décadas atrás pelo filósofo espanhol Julián Marías em um brilhante artigo intitulado O Respeito à Universidade; asseverava ele: “Cada vez que vejo mais de perto professores universitários, pondo de lado sua competência científica, que pode ser considerável, surpreende-me a freqüência com que pertencem a um tipo humano que em nada se parece com o que se costumava entender por ‘intelectual’. São mais semelhantes aos chamados executivos, ou a técnicos ou administradores. Têm pressa — o que não significa forçosamente que façam muito; não parecem interessar-se por nada que não tenha relação muito direta com seus trabalhos; não se lançam avidamente em busca de alguma idéia atraente; não dão impressão de prazer — ainda que seja um prazer tenso e doloroso — ao escrever (e provavelmente ao ensinar). Será possível, nessas condições, contagiar os estudantes com o entusiasmo das disciplinas intelectuais? Será fácil despertar neles sua vocação? O exercício do pensamento — essa operação humana que consiste em perguntar-se pelas coisas e procurar entendê-las — poderá florescer com tais pressupostos, em instituições estreitamente utilitárias, sem luxo vital, em suma, prosaicas?”

Palavras proféticas, verdadeiras e duras. O fato inconteste é que a proliferação tumoral de atividades burocráticas e meramente formais, o número excessivo de disciplinas, a avaliação do professor pelo número e a quantidade de artigos produzidos são coisas que colaboram decisivamente para o declínio intelectual do professor, para seu embrutecimento moral, e para a perda de sensibilidade para questões e temas de ordem superior. O reflexo disto é a péssima formação moral e cultural de boa parte dos alunos, que redunda na reprodução de valores e idéias que fomentam a desordem espiritual da sociedade moderna e a própria barbarização do homem. Diante desse quadro, cabe restaurar o papel do professor como um “agente de civilização”. Segundo Oakeshott, cabe a ele, principalmente, aliviar os seus alunos da servidão imposta pelos sentimentos, emoções, idéias e crenças dominantes, não através da doutrinação e do proselitismo ideológico, mas tornando possível aos seus alunos uma progressiva aproximação com a totalidade de sua herança cultural.

Por fim, ressalto que a culpa por tal estado de coisas, não é apenas dos alunos, dos professores, dos coordenadores de cursos e reitores, mas é de todos nós. Todos temos responsabilidade pela degradação moral e intelectual de nossa época, e para isto só há uma solução: uma profunda e radical revolução cultural que parte do centro do nosso ser. É preciso primeiro ordenar a nossa alma, através do cultivo do intelecto e das virtudes morais, para que, a partir dela, possamos irradiar, de forma muito parcial e limitada, novos e “arcaicos” valores que possam de algum modo despertar homens adormecidos. Paideia – educação, para os gregos – era a “arte de virar (periagoge)”, uma mudança de direção, uma torção radical, a adoção de uma nova atitude diante da existência, ativando a capacidade de discernir o essencial do acessório, o perene do transitório. Ensinar não é, assim, informar sobre coisas e treinar e aperfeiçoar determinadas habilidades específicas, mas formar homens maduros, responsáveis, com a mente cultivada, ampla e aberta à totalidade do real. Precisamos voltar a ler e estudar os clássicos gregos, que mostravam o que é realmente a educação e a formação integral do homem.


 (*)Doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); professor de Ciências Humanas na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)/Campus Itaqui.


fonte: Revista Vila Nova

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Wokismo": uma religião universitária?

    Jean Marcel Carvalho França* É popular, e há séculos repetida com orgulho pelos seus membros, a história de que as universidades emergiram na paisagem urbana europeia, entre os séculos XI e XIV, como um espaço de liberdade e mesmo de rebeldia, um espaço em que se podia estudar, refletir e ensinar com uma certa flexibilidade, distante da rigidez e do dogmatismo do ambiente monástico, onde o conhecimento era majoritariamente produzido. O mundo, no entanto, é mudança, e quase nunca para as bandas que esperamos. A mesma instituição que surgiu sobre a égide da crítica e que, depois do iluminismo, se consolidou como o lugar do livre pensar e do combate ao tal obscurantismo, sobretudo o religioso, pariu recentemente, entre o ocaso do século XX e as décadas iniciais do XXI, uma religião tão ou mais dogmática do que aquelas que dizia combater: a religião woke . Para os interessados em conhecer mais detalhadamente a história e os dogmas desse discurso de fé que cobra contrição mas não prome

Tiradentes foi mesmo um mártir?

  Martírio De Tiradentes – Aurélio de Figueiredo (1854-1916) (Domínio Público) Descubra ainda o porquê da imagem do inconfidente mineiro homenageado em 21 de abril ser semelhante às representações de Jesus Cristo Sim, Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes, foi um mártir! De acordo com o dicionário Michaelis , a palavra mártir define “pessoa a quem foi infligida tortura e/ou pena de morte pela defesa obstinada da fé cristã”. Além disso, define ainda aquele “que sofreu pena de morte e/ou tortura decorrente de sua opinião ou crença”. Mas, ao contrário dos mártires mortos por não renunciarem sua fé em Deus, o ilustre confidente mineiro lutava por ideais políticos. Tiradentes desejava a independência de Minas Gerais. E mesmo não ocupando um altar, ele foi amplamente retratado de forma santificada, assim como Santo Estêvão, São Sebastião e outros mártires católicos. De acordo com historiadores, não existe nenhum retrato fiel de Tiradentes. Na verda

Pessoas que têm um senso de unicidade são mais felizes

Redação do Diário da Saúde As religiões têm um "ingrediente secreto" que faz pessoas felizes, mas um senso de conexão com a natureza e todos os demais seres vivos parece ter um papel ainda mais importante. [Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay] Unicidade As pessoas que acreditam na unicidade - a ideia de que tudo no mundo está conectado e é interdependente - têm maior satisfação com a vida do que aquelas que não acreditam nessa totalidade imanente, independentemente de pertencerem a uma religião ou não. "O sentimento de estar em harmonia com um princípio divino, a vida, o mundo, outras pessoas ou mesmo atividades, tem sido discutido em várias tradições religiosas, como também em uma ampla variedade de pesquisas científicas de diferentes disciplinas. Os resultados deste estudo revelam um significativo efeito positivo das crenças unicistas sobre a satisfação com a vida, mesmo descontando as [diferenças das] crenças religiosas," disse La